Resumindo os resultados da pesquisa
- As pessoas têm consumido suplementos, principalmente vitaminas e houve, inclusive, um aumento nesse consumo;
- O aumento no consumo de vitaminas está diretamente ligado com a chegada da pandemia no país;
- A maioria das pessoas escolhem os produtos com base no melhor preço;
- O público feminino é o mais preocupado com as atividades físicas e também o que mais consome suplementos.
Pesquisa com formulário
Caso queira entender o processo de construção do formulário de pesquisa e os critérios utilizados, consulte este outro artigo no qual falo apenas a respeito disso:Pesquisa Quantitativa com Consumidores de SuplementosUtilizando UX Research para avaliar soluções para o mercado de suplementos e vitaminas.gsnegrao.medium.com
Introdução
Apesar de trabalhar a anos vendendo produtos do nicho de suplementos, vitaminas e minerais, entendi a necessidade de pesquisar se o que eu acreditava estava correto. A etapa de pesquisa não serve apenas para descobrirmos se estamos certos ou errados com nossas suposições, serve também para identificarmos os riscos de um projeto e pensarmos sobre a viabilidade dele. Empreender é trabalhar com a gestão de riscos.
“O guerreiro vence os combates não cometendo erros, pois conquista um inimigo já derrotado.(Sun Tzu, IV a.C)”
Resultados da pesquisa com consumidores
Foi elaborado um formulário no Google Forms para captar respostas de potenciais usuários do produto. Até o momento, conseguimos coletar respostas de 30 pessoas. Os resultados mais relevantes estão disponíveis abaixo:

Com esse dado, fica claro que a maior parte dos entrevistados ainda consomem suplementos. Essa informação é muito importante para descobrirmos a aceitação dos produtos pelo mercado.

Das pessoas que responderam que compraram suplementos, 84,2% respondeu que compraram vitaminas.
Será que as pessoas compraram vitaminas para aumentar a imunidade?
Será que a pandemia teve algo a ver com o aumento do consumo de suplementos?

Mais da metade das pessoas compraram para aumentar a imunidade. Ou seja, é muito provável que o aumento no consumo de vitaminas ocorreu por conta da pandemia; as pessoas precisavam aumentar a imunidade.

A maior parte das pessoas entrevistadas afirmaram ter comprado suplementos em uma loja física.
Ok, as pessoas estão consumindo suplementos, principalmente vitaminas para aumentar a imunidade e elas preferem ir até a loja física para comprar.
Mas o que seria um fator determinante na compra desses produtos?

75% das pessoas que compraram suplementos em loja física afirmaram que escolhem o produto de acordo com o melhor preço. É evidente que o preço desses produtos influenciam muito na escolha do que consumir.

57,9% dos entrevistados que afirmaram ter comprado suplementos nos últimos 3 meses pertencem ao gênero feminino. Todo o público feminino afirmou também que praticam atividades físicas ao menos uma vez por semana. Já o público masculino pratica atividades físicas raramente.
É possível notar com essa pesquisa que o público feminino é o mais preocupado com as atividades físicas e também o que mais consome suplementos. Além dos resultados dessa pesquisa, também temos a experiência de vender majoritariamente mais para o público feminino.
Pesquisa com Comerciantes de Suplementos
Também criamos um formulário de perguntas para comerciantes desse tipo de produto, porém, devido a baixa quantidade de respostas, optamos por não incluir neste projeto. Mas vale ressaltar esses dados da única resposta que obtivemos:
- As vendas aumentaram de 46 a 60%;
- Os produtos mais vendidos são vitaminas e minerais;
- Realizou 40 vendas por dia em média nos últimos 3 meses.
Por mais que essa pesquisa sozinha não seja o suficiente para validar algo com muita confiança, ela é complementar ao Desk Research e à pesquisa feita com consumidores.
Com as pesquisas realizadas até aqui, conseguimos descobrir os problemas associados ao negócio e aos usuários.
Muito obrigado pela leitura!
Se você gostou desse artigo ou possui alguma crítica, não esqueça de deixar seu comentário. Eu ficaria agradecido.
Artigo principal
Este artigo faz parte de um estudo de caso de UX Design: https://egodesign.com.br/estudo-de-ux/
Veja mais artigos no Blog Ego Design : https://egodesign.com.br/dicas-que-impulsionam-seu-negocio/