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Pesquisa Quantitativa com Consumidores de Suplementos

Este é um artigo complementar ao estudo de caso de UX Design da Ego Fit, um E-commerce de suplementos. O link para o case principal está no final deste artigo.

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Guia de conteúdo

Matriz CSD

Antes de criar o formulário para a pesquisa, foram levantados quais eram as certezas, suposições e dúvidas pela matriz CSD a partir de uma protopersona. Essa etapa é importante pois aqui definimos o que sabemos, o que supomos ser verdade e o que precisamos descobrir. Logo abaixo está a matriz CSD criada:

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Matriz CSD

Introdução à pesquisa

A pesquisa com os consumidores de suplementos e produtos naturais, encapsulados ou comprimidos, foi dividida em seções. Cada seção só será acessada pelo entrevistado caso ele atenda as condições para o contexto da pergunta.

Objetivo Geral

Descobrir se existe um grande consumo de suplementos e vitaminas encapsuladas e refinar quem são as personas com a maior tendência de consumir, com o intuito de definir melhor o segmento de clientes para o mínimo produto viável (MVP).

Objetivos Específicos

  • Obter informações de casos reais para mapear a jornada das personas, pois isso nos possibilitará entender melhor o contexto do problema;
  • Entender o contexto atual é importante para a priorização das soluções, visto que precisamos criar o MVP com o maior impacto no negócio e menor esforço.

>CLIQUE AQUI PARA VER O FORMULÁRIO<

Seção 1 de perguntas

Você comprou suplementos, vitaminas ou minerais nos últimos 3 meses? (Suplemento alimentar) (Minerais encapsulados ou comprimidos) (Vitaminas encapsuladas ou comprimidas)

  • Sim
  • Não

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Identificar as pessoas que compraram e as que não compraram suplementos em um período curto de tempo, pois queremos entender primeiro o segmento de clientes que mais consome esses produtos.

Também servirá para filtrarmos os dados tabulados posteriormente e entender se esse tipo de negócio possui alguma tendência de crescimento dos consumidores.

Seção 2 de perguntas

Os produtos que você comprou é para seu consumo próprio?

  • Sim, só para mim
  • Sim, para mim e meus familiares
  • Não, compro para meus familiares tomarem
  • Outro

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

A maioria das pessoas que compram esse tipo de produto compra para o próprio consumo, e não de terceiros, como por exemplo, os familiares.

Essa pergunta é interessante para filtrar melhor o consumo por pessoa.

A última opção é aberta pois existe também a possibilidade de pessoas comprarem vitaminas encapsuladas para animais ou plantas.

Qual é o tipo de produto que você comprou? (você pode escolher mais de uma opção)

  • Proteína em pó
  • Barra de proteína
  • Minerais encapsulados ou comprimidos
  • Vitaminas encapsuladas ou comprimidas
  • Pré-treino
  • Carboidratos
  • Outro

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Saber o que é mais consumido entre os clientes. Pois se um cliente, por exemplo, compra potes de proteína em pó, é preciso pensar em uma logística diferente para executar a entrega.

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

Houve um aumento no consumo de vitaminas por conta da pandemia.

As pessoas passaram a se importar mais com a própria saúde.

Aonde você procurou por esses produtos? (você pode escolher mais de uma opção)

  • Na loja física perto da minha casa
  • Na loja física da minha cidade (não tão perto de casa)
  • No Google
  • No Google Maps
  • No Mercado Livre
  • Na Olx
  • No Facebook
  • No Instagram
  • No WhatsApp
  • Já tenho um site confiável
  • Outro

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

70% dos clientes ainda compram em lojas físicas dos consumidores locais.

Nos últimos 3 meses, quantos suplementos/vitaminas você comprou?

  • De 1 a 5 produtos
  • De 6 a 10 produtos
  • De 11 a 15 produtos
  • De 16 a 20 produtos
  • De 21 a 25 produtos
  • Mais de 26

Essa pergunta ajudará descobrir qual é o volume de produtos consumidos por pessoa. Assim saberemos qual é a forma de entrega mais adequada.

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

A maioria dos clientes compram em média de 3 a 5 produtos por mês.

Você pratica atividades físicas com qual frequência?

  • Nunca faço atividades físicas
  • Faço de vez em quando
  • 1–3 vezes por semana
  • 3–6 vezes por semana
  • Todos os dias da semana

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

A maioria dos consumidores de suplementos são também praticantes de atividades físicas.

Você compra o produto novo imediatamente logo após o antigo ter acabado?

  • Sim, eu não fico um dia sem meu(s) suplemento(s)/vitamina(s)
  • Sim, mas sem muita pressa
  • Gostaria, mas preciso esperar meu pagamento cair na conta
  • Não, eu não vejo problema em ficar sem por uns dias
  • Outro

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

O suplemento na dieta do segmento de cliente é essencial.

Nas suas últimas compras, o que te motivou a escolher determinado produto? (você pode escolher mais de uma opção)

  • Melhor preço
  • A marca do produto
  • Prazo de entrega curto
  • Era o que tinha disponível
  • Eu precisava aumentar minha imunidade
  • Outro

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

A maioria dos praticantes de atividades físicas compram pela marca do produto.

Existe um interesse maior na melhora da saúde por conta da pandemia.

Qual é a forma de pagamento que você utilizou para pagar suas compras desses produtos?

  • Dinheiro
  • Débito
  • Boleto
  • Crédito à vista
  • Parcelado

Qual é o objetivo da pergunta?

Descobrir as formas de pagamento que vamos oferecer para os consumidores.

Seção 3 de perguntas

Você parcela em até quantas vezes?

  • em até 2 vezes
  • em até 4 vezes
  • em até 6 vezes
  • em até 8 vezes
  • em até 10 vezes
  • em até 12 vezes

Qual é o objetivo da pergunta?

Descobrir as formas de pagamento que vamos oferecer para os consumidores.

Seção 4 de perguntas

Qual é a sua faixa etária?

  • 18 à 25 anos
  • 26 à 35 anos
  • 36 à 45 anos
  • 46 à 55 anos
  • 56 à 65 anos
  • Mais de 66 anos

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Conhecer melhor as personas para campanhas de marketing.

Qual é o seu gênero?

  • Feminino
  • Masculino
  • Prefiro não dizer
  • Outro

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Conhecer melhor as personas para campanhas de marketing.

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

A maioria dos consumidores de suplementos alimentares são mulheres.

Você pratica atividades físicas com qual frequência?

  • Nunca faço atividades físicas
  • Faço de vez em quando
  • 1–3 vezes por semana
  • 3–6 vezes por semana
  • Todos os dias da semana

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

60% dos consumidores são praticantes de atividades físicas e o consumo de suplementos está diretamente ligado com a prática de atividades físicas.

Quais são os cuidados que você tem tomado durante a pandemia? (você pode escolher mais de uma opção) SUA RESPOSTA FICARÁ ANÔNIMA E SERÁ UTILIZADA APENAS PARA FINS ACADÊMICOS

  • Nenhum cuidado, pois simplesmente não quero
  • Nenhum cuidado, pois não acredito que exista uma pandemia
  • Lavo as mãos várias vezes ao dia
  • Utilizo máscara
  • Utilizo álcool em gel
  • Utilizo luvas
  • Distanciamento social
  • Outro

Suposições que quero confirmar com essa pergunta

40% dos consumidores não tomam os devidos cuidados durante o dia.

Seção 5 de perguntas

Por qual motivo você não comprou?

  • Porque eu nunca tive o costume de comprar
  • Porque eu parei de tomar antes da pandemia
  • Por conta da pandemia
  • Porque eu comprei antes de 3 meses e já foi o suficiente
  • Outro

Seção 6 de perguntas

Poderia compartilhar esse formulário ou indicar outra pessoa que você acredita que se encaixa no contexto dessas perguntas? (pode ser celular, e-mail ou redes sociais)

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Aproveitar o efeito viral para conseguir o máximo de respostas para o questionário.

Existe alguma pergunta que não foi feita e que você acredita ser relevante no contexto dessa pesquisa? Se sim, favor especificar a pergunta e a resposta que você daria.

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Saber se não escapou algum dado interessante a partir do ponto de vista do usuário. Serve para clarear um pouco aonde ainda não estamos enxergando.

Caso necessitemos realizar uma nova pesquisa para reduzir os danos da crise, você gostaria de participar? Se sim, favor informar seu nome e contato abaixo.(pode ser celular, e-mail ou redes sociais)

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Conseguir pessoas interessadas em ajudar nas próximas pesquisas, inclusive em testes com usuários.

Você também se enquadra na posição de Comerciante desse tipo de produto?

  • Sim
  • Não

Qual é o objetivo dessa pergunta?

Ter uma informação relevante das pessoas que informarem o contato para pesquisas posteriores, pois sabendo que quem quer ajudar nas pesquisas é também Comerciante desses produtos, podemos encaminhar o formulário para Comerciantes que já está pronto.

Seção 7 de perguntas

Por qual motivo você não comprou?

  • Porque eu nunca tive o costume de comprar
  • Porque eu parei de tomar antes da pandemia
  • Por conta da pandemia
  • Outro

Pensei em colocar essa alternativa também — Nunca comprei, mas estou pensando em comprar — mas enxerguei nela um potencial de enviesar a pesquisa. Então adicionei a última opção, que é aberta para o usuário digitar o que fizer mais sentido para ele. Dessa forma, se ele tiver a intenção de escrever algo parecido com a alternativa que havia pensado, estamos no lucro. No lucro pois seria possível notar uma tendência de crescimento no consumo desses tipos de produtos, nos colocando assim em um contexto mais otimista. Torcemos para que seja assim, mas antes é preciso pesquisar.

FIM da nossa pesquisa quantitativa

Obrigado por ler o artigo! Lembrando que as pesquisas não acabam por aqui. Ao decorrer do projeto é normal que surjam novas dúvidas que precisamos esclarecer com os usuários, então esse é apenas o fim da primeira etapa de pesquisas.

Artigo principal

Este artigo faz parte de um estudo de caso de UX Design: https://egodesign.com.br/estudo-de-ux/

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