A falta do Scrum
Muitas empresas que buscam soluções digitais investem em ideias sem antes utilizar um processo bem definido de alinhamento e desenvolvimento de produto. O resultado disso é uma infinidade de tarefas a serem feitas, retrabalho constante, recursos muitas vezes insuficientes, prazos de entrega fora da realidade e equipes desalinhadas e desmotivadas.
O Scrum surge nesse cenário caótico para dar luz aos processos necessários até a entrega da solução com agilidade.
O que é Scrum

Scrum é um modelo de desenvolvimento de produto para equipes ágeis. A ideia aqui é deixar de lado o desenvolvimento de produto da forma tradicional e incrementar uma metodologia que garante velocidade e flexibilidade para o time, quando bem conduzida.
“As multinacionais devem alcançar velocidade e flexibilidade no desenvolvimento de produtos; para isso, é necessário o uso de um processo dinâmico envolvendo muita dependência de tentativa e erro e aprendendo fazendo. O que precisamos hoje é de inovação constante em um mundo de mudanças constantes.” (TAKEUCHI; NONAKA, 1986).

Inovação constante
Como citado por TAKEUCHI e NONAKA no primeiro artigo sobre o Scrum, o mundo apresenta mudanças constantes. A tecnologia, e aqui me refiro precisamente ao estudo da técnica, seja qual for, possibilitou que o ser humano se desenvolvesse como nunca visto antes em nossa civilização.
Em meio a tanto desenvolvimento, novos problemas aparecem e novas soluções para esses problemas devem ser criadas em algum momento. No momento em que a nova solução para esses novos problemas aparecem, quando elas se diferenciam de forma mais útil do que já existe de solução no mercado, chamamos essa solução de inovação.
Em um mundo de mudanças constantes, de problemas constantes, surge a necessidade de inovação constante.
Scrum para a inovação
Para seu primeiro Scrum, sugiro que entenda qual problema a equipe precisa resolver. Em outras palavras, descubra o objetivo do time. Geralmente o objetivo do time é definido pela equipe estratégica da empresa.
Sabendo o objetivo da empresa, tenha claro também o objetivo do seu cliente, o objetivo do usuário do produto ou serviço. Lembre-se, seu produto ou serviço tem valor para o usuário enquanto você resolve o problema ou necessidade dele.
Errar para aprender
Antes de partir para o desenvolvimento, tenha em mente que seu modelo Scrum pode falhar, principalmente no início. Fique atento e aprenda com os erros. Sugiro que faça sempre uma reunião de retrospectiva com sua equipe ao final de cada Sprint utilizando a dinâmica do barco.
Para reduzir as chances do Scrum falhar, estudar o negócio e os usuários para entender o que é necessário entregar para gerar valor para cada um deles pode ser uma ótima escolha. Esse estudo revela o que deverá ser priorizado no desenvolvimento. Tendo a prioridade em mente fica tudo mais fácil.
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