Objetivos do projeto (traçados com priorização)
Este projeto foi criado para trazer 50% das vendas do Marketplace para o app da Ego Fit até o terceiro trimestre de 2021. Além disso, queremos melhorar o relacionamento com os clientes, incentivar o consumo de nutrientes importantes para a saúde, aumentar a concorrência e estimular progressivamente os fornecedores de suplementos alimentares à aumentarem a produção.
Nós observamos que quando não temos o contato direto com o cliente, perdemos a chance de fidelizá-lo em nosso negócio e ficamos dependentes de um Marketplace. Também observamos na prática que quando a demanda de um produto cresce muito depressa e a oferta é baixa, os preços aumentam rapidamente (o que é um problemão para o cliente final, ainda mais quando falamos em um contexto de aumento da desnutrição).
Priorizando soluções
A etapa de priorização de soluções é muito importante pois é aqui que definimos o que será e o que não será construído. Como o contexto atual possui vários problemas e não conseguimos resolver todos por falta de recursos, decidimos combinar o how might we… com a matriz de impacto vs esforço. Dessa forma, deixamos de pensar em soluções para problemas muito específicos e direcionamos para os problemas que estão em comum.

Sabendo agora das perguntas que visam solucionar os problemas mais comuns, podemos começar a responder apenas as que se encontram no quadrante de maior impacto pelo menor esforço. Então montamos a seguinte matriz de soluções que geram o maior impacto com o menor esforço:

Vale ressaltar que quando deixamos de lado as partes que exigem muito esforço, não fazemos isso porque somos preguiçosos, mas sim por conta dos recursos disponíveis no momento. Essa é uma medida temporária — porque um projeto é temporário— e com o aumento dos recursos, nada nos impede de pensarmos em novas soluções mais eficazes para combater os problemas mais específicos — e não menos importantes.
Resumo de Priorizações:
- Criar conteúdo de valor e prova social nas mídias sociais — captar o cliente no início de sua jornada de descoberta do produto que precisa;
- Montar kits de acordo com objetivos do cliente — ajuda a reduzir o preço unitário de cada produto;
- Permitir a compra dos kits pelo aplicativo — o cliente compra e recebe em casa;
- Criar um ambiente de discussões dentro do aplicativo — agora o cliente descobre o suplemento que precisa, o que funciona e o que não funciona na própria interface;
Obrigado por chegar até aqui!
Artigo principal
Este artigo faz parte de um estudo de caso de UX Design: https://egodesign.com.br/estudo-de-ux/
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