fbpx

Estudo de UX – Ego Fit: Contexto atual

Este é um artigo complementar ao estudo de caso de UX Design da Ego Fit, um E-commerce de suplementos. O link para o case principal está no final deste artigo.

compartilhe esse conteúdo

Resumindo o contexto atual:

  • Em 2015 a ONU lançou 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (metas para 2030), entre eles está o objetivo “Fome zero”;
  • alimentação saudável está ficando cada vez mais restrita à grupos com maior poder aquisitivo;
  • Algumas pessoas ainda tomam suplementos, apesar dos preços altos;
  • Os níveis mais sutis de desnutrição vêm crescendo de forma acelerada pela pandemia;
  • Vender em um Marketplace é difícil de fidelizar os clientes, o que se torna um grande problema no negócio;
  • Sem a possibilidade de ter vendas recorrentes ficamos sujeitos à gastar mais recursos para o alcance de novos clientes;
  • Suplementos podem ser caros por conta da grande procura e baixa oferta.

A insegurança alimentar cresce

0*gLYOkBp529nLOT7I
Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. FONTE: https://www.ufms.br/ufms-vincula-projetos-de-pesquisa-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods-da-onu/

Em 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Agenda 2030, na qual disponibiliza 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são metas para 2030. Dentre esses 17 objetivos, o 2º, Fome Zero, chamou muita a atenção pois em tempos de pandemia, a insegurança alimentar, que aumentou ainda mais, põe em risco o alcance desse objetivo até 2030. Uma situação triste, visto que não estamos sendo capazes de atender a base da hierarquia das necessidades de Maslow.

1*ruS A1WMuO7PXyA2rWGCCQ
FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/09/17/fome-no-brasil-em-5-anos-cresce-em-3-milhoes-o-no-de-pessoas-em-situacao-de-inseguranca-alimentar-grave-diz-ibge.ghtml
1*g2KrwDcBNRF3p76ZYtojXQ
FONTE: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/07/13/onu-inseguranca-alimentar-aumenta-no-brasil-e-atinge-43-milhoes-de-pessoas.htm

O consumo de suplementos aumenta em 2020

Com a pandemia da COVID-19 as pessoas passaram a consumir mais suplementos. As vendas da Ego Fit aumentaram rapidamente nas primeiras semanas em que o vírus chegou ao Brasil. Dentre os produtos mais vendidos, estavam as vitaminas e minerais; suspeitávamos, e foi o que validamos com as pesquisas, que isso acontecia devido a necessidade das pessoas aumentarem a imunidade. Em questão de pouco tempo o estoque já tinha acabado — não só o estoque da empresa, como também o estoque dos fabricantes. Quando conseguimos repor os produtos, as vendas despencaram, mas não foram as pessoas que pararam de consumir.

1*Etb7q6OwtPfBG2e2dIFZYw
FONTE: https://saude.abril.com.br/alimentacao/consumo-de-suplementos-cresce-na-pandemia-do-coronavirus-vale-a-pena/

O Marketplace é uma boa escolha?

Para quem está iniciando no mundo do e-commerce é uma ótima opção estar dentro de um Marketplace. Lá você consegue montar sua loja sem muito esforço e realizar suas primeiras vendas de forma segura. O que determinará um grande fluxo de vendas é o nicho dos produtos e também a quantidade de produtos em estoque.

Os contras

O problema de vender em um Marketplace é sobre fidelizar os clientes. Muitos deles não entendem que o Marketplace é um intermediador entre vendedores e compradores. Várias vezes os clientes já se dirigiram à Ego Fit como funcionários da plataforma, o que acaba com a identidade da empresa.

Além disso, se você por algum motivo tem a necessidade de pausar os anúncios (o que aconteceu com a Ego no início da pandemia para repor o estoque devido a alta procura por vitaminas), quando você ativa os anúncios novamente, seu posicionamento já caiu e fica muito difícil retornar à posição anterior.

Todo esse contexto deixa claro que os clientes não são da Ego Fit, são clientes do Marketplace. Apenas emprestamos esses clientes pagando uma comissão por venda para a plataforma. O que significa que sempre, a cada venda, temos um custo sobre aquisição (ou empréstimo) de cliente. Ao longo de anos, esse custo de aquisição pode ser tão alto que chega a ser inviável utilizar apenas o Marketplace. Fazendo uma alusão ao pensamento de Zygmunt Bauman, eu diria que a relação com os clientes é líquida, visto que os clientes escorrem pelas mãos e a venda recorrente é raridade.

Então deveríamos abandonar os Marketplaces?

Depende da realidade da empresa. Quando o custo de aquisição de cliente dentro da plataforma for mais alto do que o benefício retornado é necessário olhar para novos horizontes. Existem muitos casos de sucesso dentro dessa plataformas. Porém se você é um peixe pequeno, tem que ficar muito esperto ao nadar com tubarões. Acredito que abandonar o Marketplace talvez não seja a melhor escolha, mas expandir os canais de venda sim.

Sobre os fabricantes de suplementos

Sabemos por experiência que os fabricantes desses produtos fabricam por encomenda — apenas a quantidade solicitada mesmo. Se as empresas adotam essa postura, com certeza é pelo fato de já terem produzido em quantidades maiores no passado, terem desperdiçado recursos e ainda terem problemas com a vigilância sanitária. Eu disponibilizaria aqui as notícias relacionadas, mas para manter a integridade dessas empresas, fica por conta do leitor procurar (sorry).

Com a pandemia, a procura por suplementos alimentares cresceu tanto, em relação ao período anterior, que os fornecedores não foram capazes de suprir essa demanda. Faltaram insumos que geraram atraso na produção e consequentemente as lojas também tiveram seus produtos em falta.

O resultado

Os preços dos fornecedores aumentaram e consequentemente o valor final do produto, que já não era baixo, aumentou também.

E quem paga por tudo isso? O consumidor final.

Artigo principal

Este artigo faz parte de um estudo de caso de UX Design: https://egodesign.com.br/estudo-de-ux/

Veja mais artigos no Blog Ego Design : https://egodesign.com.br/dicas-que-impulsionam-seu-negocio/