O desafio – Estudo de UX
Ego Fit é uma loja que possui dificuldade em reter seus clientes por estar apenas em um Marketplace. Descobri a possibilidade de trazer esses clientes para uma plataforma exclusiva da Ego Fit e oferecer vantagens como menores preços para reduzir o contexto de desnutrição.
O desafio aqui é mudar, mesmo que seja minimamente, o contexto atual de insegurança alimentar que tem atingido grandes números com o advento da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Contexto atual – Estudo de UX

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. FONTE: https://www.ufms.br/ufms-vincula-projetos-de-pesquisa-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods-da-onu/
Resumindo o contexto atual – Estudo de UX :
- Em 2015 a ONU lançou 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (metas para 2030), entre eles está o objetivo “Fome zero”;
- A alimentação saudável está ficando cada vez mais restrita à grupos com maior poder aquisitivo;
- Algumas pessoas ainda tomam suplementos, apesar dos preços altos;
- Os níveis mais sutis de desnutrição vêm crescendo de forma acelerada pela pandemia;
- Vender em um Marketplace é difícil de fidelizar os clientes, o que se torna um grande problema no negócio;
- Sem a possibilidade de ter vendas recorrentes ficamos sujeitos à gastar mais recursos para o alcance de novos clientes;
- Suplementos podem ser caros por conta da grande procura e baixa oferta.
Caso queira ler o estudo do contexto atual completo, você pode acessar o artigo logo abaixo:Estudo de caso Ego Fit: Contexto atualEste é um artigo complementar ao estudo de caso de UX Design da Ego Fit, um E-commerce de suplementos. O link para o…gsnegrao.medium.com
Objetivos do projeto – Estudo de UX
Este projeto foi criado para trazer 50% das vendas do Marketplace para o app da Ego Fit até o terceiro trimestre de 2021. Além disso, queremos melhorar o relacionamento com os clientes, incentivar o consumo de nutrientes importantes para a saúde, aumentar a concorrência e estimular progressivamente os fornecedores de suplementos alimentares à aumentarem a produção.
Nós observamos que quando não temos o contato direto com o cliente, perdemos a chance de fidelizá-lo em nosso negócio e ficamos dependentes de um Marketplace. Também observamos na prática que quando a demanda de um produto cresce muito depressa e a oferta é baixa, os preços aumentam rapidamente (o que é um problemão para o cliente final, ainda mais quando falamos em um contexto de aumento da desnutrição).
Métricas – Estudo de UX
As primeiras metas para o aplicativo 30 dias após o seu lançamento são:
- 100 novos cadastros na plataforma com pelo menos 20% das pessoas efetuando a primeira compra;
- Engajamento de 10% a mais nas redes sociais (Instagram e grupo do Facebook da Ego Fit).
Por falta de uma linha de base, as métricas serão revisadas mensalmente e poderão sofrer alterações conforme a necessidade.
Para saber mais informações sobre as estratégias adotadas, veja o artigo abaixo:
Persona – Estudo de UX
Os usuários serão todo o tipo de consumidores de suplementos alimentares, mas para termos mais empatia com eles, criamos uma persona parecida com o perfil dos entrevistados na pesquisa (a pesquisa está disponível mais abaixo neste artigo):

Contexto do usuário – Estudo de UX
Montamos a jornada do usuário baseado na pesquisa quantitativa realizada para termos uma ideia de como nossos potenciais usuários compram suplementos alimentares atualmente. Essa etapa nos permite identificarmos oportunidades de captar clientes e pensar em possíveis soluções para atender suas necessidades.
Logo abaixo está a jornada da Flávia:

Pixar Storytelling – Estudo de UX
Essa ferramenta permite entender as frustações e realizações do usuário e como o produto se encaixará em sua vida. Além disso, possibilita engajar a equipe da Ego Fit a entender melhor qual é o propósito do produto a ser construído.
Era uma vez a Flávia, professora que compra suplementos alimentares para complementar a dieta, mas prefere ir até a loja por receio de fazer compras online.
Todos os dias ela sai para caminhar bem cedo, lê e assiste conteúdos sobre saúde e nutrição na internet, principalmente no Instagram.
Um certo dia ela viu um post no Instagram que falava sobre dicas de hábitos saudáveis e passou a seguir o perfil da Ego Fit.
Por causa disso continuou recebendo os posts em seu Feed e então descobriu que a Ego Fit também tem um canal no Youtube.
Por causa disso ela passou a acompanhá-los e a ganhar confiança na marca.
Por causa disso ela viu um anúncio de um aplicativo dessa mesma marca que vendia suplementos e ainda montava kits de produtos de acordo com os objetivos dela.
Por causa disso ela decidiu arriscar e efetuar a primeira compra no aplicativo por já ter um pouco mais de confiança na empresa que estava vendendo online.
Por causa disso ela recebeu os produtos em sua casa e passou a prestar a atenção nos resultados dos produtos que está consumindo.
Até que finalmente ela percebeu os benefícios e então decidiu comentar com as amigas, divulgou o link do aplicativo para elas e todas ganharam desconto.
Pesquisa Quantitativa – Estudo de UX
A persona apresentada neste artigo foi validada com base na pesquisa quantitativa. Essa etapa serve para descobrirmos quais são os reais problemas ou necessidades dos usuários.
Matriz CSD – Estudo de UX
Antes de criar o formulário para a pesquisa, foram levantados quais eram as certezas, suposições e dúvidas pela matriz CSD a partir de uma protopersona. Essa etapa é importante pois aqui definimos o que sabemos, o que supomos ser verdade e o que precisamos descobrir. Logo abaixo está a matriz CSD criada:

Caso queira descobrir as metodologias utilizadas para criar o formulário de pesquisa, veja o artigo abaixo:
Dados da pesquisa – Estudo de UX
Aqui estão apresentados os dados mais relevantes da pesquisa quantitativa:



Resumindo os resultados da pesquisa – Estudo de UX & UI
- As pessoas têm consumido suplementos, principalmente vitaminas e houve, inclusive, um aumento nesse consumo;
- O aumento no consumo de vitaminas está diretamente ligado com a chegada da pandemia no país;
- A maioria das pessoas escolhem os produtos com base no melhor preço;
- O público feminino é o mais preocupado com as atividades físicas e também o que mais consome suplementos.
Caso queira ler o artigo completo com os resultados da pesquisa, acesse o artigo abaixo:
Priorização de solução – Estudo de UX
Antes de construir, é importante decidir o que será priorizado na construção. Logo abaixo você pode ver a matriz de impacto vs esforço, na qual foram dispostas possíveis soluções:

Caso queira descobrir como chegamos à essa matriz de impacto vs esforço, você pode acessar o artigo logo abaixo:
Resumo de Priorizações:
- Criar conteúdo de valor e prova social nas mídias sociais — captar o cliente no início de sua jornada de descoberta do produto que precisa;
- Montar kits de acordo com objetivos do cliente — ajuda a reduzir o preço unitário de cada produto;
- Permitir a compra dos kits pelo aplicativo — o cliente compra e recebe em casa;
- Criar um ambiente de discussões dentro do aplicativo — agora o cliente descobre o suplemento que precisa, o que funciona e o que não funciona na própria interface;
Rabiscoframes – Estudo de UX
Antes de desenharmos o aplicativo em uma ferramenta de UI Design, passamos pela etapa de desenhar os frames no papel para termos uma ideia do que seria construído. Além disso, também é possível criar protótipos em papel para testar se o usuário final conseguirá executar as tarefas solicitadas.

>>CLIQUE AQUI PARA INTERAGIR COM O PROTÓTIPO EM PAPEL<<
Primeiro teste de usabilidade – Estudo de UX
Utilizamos os rabiscoframes para realizar testes de usabilidade com quatro usuários.
Solicitamos que cada usuário executasse as seguintes tarefas:
- Cadastrar-se no aplicativo;
- Passar pela etapa de verificação do código;
- Encontrar o Perfil;
- Encontrar a seção de Objetivos;
- Adicionar uma unidade de Whey Protein na lista de desejos;
- Abrir a lista de desejos;
- Adicionar o kit de duas unidades de Vitamina C no carrinho;
- Escolher o endereço de entrega;
- Escolher débito no cartão como forma de pagamento;
- Finalizar a compra;
- Abrir a seção de Discussões;
- Voltar para a tela principal.
Pedimos para eles falarem em voz alta o que estavam pensando para realizar as tarefas solicitadas com o intuito de descobrir as dificuldades e facilidades do usuário ao interagir com o protótipo.
Dificuldades dos usuários – Estudo de UX
Notamos que os usuários tiveram dificuldades na hora de encontrar o botão de adicionar produtos à lista de desejos. A posição desse botão ao lado do Call to Action dificultou a visibilidade do mesmo, impedindo 3 dos 5 usuários de prosseguirem com o teste sem ajuda.
Wireframes de baixa fidelidade – Estudo de UX
Após os testes de usabilidade do protótipo feito em papel, foram feitos ajustes e então criamos wireframes de baixa fidelidade para começar a dar forma ao aplicativo.

Guia de estilos – Estudo de UX & UI
Cores
Como cor primária, escolhemos a cor da logo, o roxo. O roxo no ocidente representa beleza, extravagância, poder pessoal e virtude, características que optamos trazer na interface. Como cor secundária, escolhemos o verde que representa a natureza, esperança, saúde e vitalidade, que está diretamente relacionado com os produtos vendidos e ainda traz um aspecto de segurança. O cinza utilizado foi escolhido por meio de ferramentas de combinação de cores, no qual percebemos um bom contraste com o roxo. A ideia aqui é criar mais harmonia com um design clean e intuitivo.

Tipografia Componentes – Estudo de UX & UI
Para a interface decidimos escolher uma fonte elegante com uma grande variação de pesos e com uma distinção sutil entre caracteres semelhantes.

A fonte Rawline é muito semelhante à Raleway, porém com a diferença no alinhamento dos números.
Componentes – Estudo de UX & UI
Para fazer a interface nos baseamos no design atômico, no qual começamos desenhando os menores componentes da interface. Com o design system criado, montar a interface foi como montar um lego. Esses tipos de metodologias possibilitam um design escalável e intuitivo, fazendo com que qualquer pessoa entenda seu funcionamento. Veja abaixo alguns dos componentes da interface:





Protótipo de alta fidelidade – Estudo de UX e UI
E aqui apresentamos o resultado final de todo o trabalho, o protótipo de alta fidelidade com o fluxo de telas:

>>CLIQUE AQUI PARA INTERAGIR COM O PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE<<
Testes de Usabilidade – Estudo de UX
Resultados positivos e negativos do teste de usabilidade do protótipo de alta fidelidade:
- Os usuários tiveram dificuldade de selecionar o cartão e o endereço depois de digitar, visto que tínhamos colocado apenas o card sem falar para o usuário o que deveria ser feito. Para resolver isso, adicionamos um checkbox e um texto falando para o usuário clicar no endereço e no cartão desejado.
- Percebemos que os usuários tiveram dificuldades de encontrar algumas informações por conta do contraste em algumas telas. Fizemos alterações nas cores da interface para facilitar a visualização.
- O botão do carrinho e o botão de adicionar produto à lista de desejos funcionaram bem no cabeçalho do produto. Notamos que essa foi uma boa escolha para facilitar a finalização da compra no app.
Conclusão e aprendizados do Estudo de UX
Sabemos que um projeto único não é capaz de acabar com a fome, mas começar pelos níveis mais sutis de desnutrição é o que nos permitirá caminhar rumo à esse objetivo maior. Antes de pensarmos sobre a viabilidade de criar um aplicativo com funcionalidades legais, decidimos começar pelo básico, a fonte de receita do negócio: vender suplementos para os consumidores. No momento, escolhemos vender os produtos em forma de kits para reduzir o preço final e estimular o aumento do consumo. Dessa forma, podemos aumentar nossa receita, continuar as pesquisas, descobrir novos problemas, pensar em novas soluções e aprimorar o produto.
O contexto atual apresenta vários problemas e para começarmos a pensar em soluções, escrevemos este artigo, que é apenas o início de uma longa caminhada. Queremos deixar claro que não pretendemos entupir a população de suplementos, até porque a palavra “suplemento alimentar” já diz: é um complemento à alimentação. Nenhum suplemento substitui uma alimentação balanceada, apenas complementa. Mas para aqueles que não se importam muito com o que comem, descobrir os benefícios de ingerir determinados nutrientes pode causar uma mudança significativa na vida dessas pessoas.
Acreditamos que esse nicho tem um grande potencial de mercado. Não só porque as pessoas estão comprando suplementos alimentares, mas porque devemos estimular a acesso da população em geral à alimentos mais nutritivos. É evidente que os alimentos de menor qualidade nutritiva são também os mais baratos e o que a população brasileira tem mais acesso.
Caso queira descobrir os próximos passos deste projeto, você pode acessar o artigo abaixo:
Muito obrigado pela sua atenção!
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